Comunicação em tempos de crise: mude, faça diferente

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Saber comunicar-se em tempos de crise é essencial para quem almeja bons resultados nos negócios. Mas qual é a melhor estratégia? De fato, existem muitas alternativas e possibilidades que levam em conta diferentes formatos para a transmissão de uma mesma mensagem. Mas tenha sempre em mente: você deve direcionar seus esforços de modo a encontrarem as necessidades do seu consumidor. É preciso mudar a maneira que você fazia negócios e se comunicava. 

Recentemente, palestrei sobre este tema no CRECISP – Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo. Sob um clima inicial de tensão, em meio a uma crise política e financeira instaurada no País, alegrei-me quando percebi em minha audiência olhares esperançosos para um futuro de vendas ainda incerto. 

Não adiantava nada eu reduzir a esperança dos corretores e dizer o obvio a eles: que os consumidores (pessoa física) estão, de fato, adiando compromissos financeiros de longo prazo, como a compra de um imóvel. Eu precisava mostrar uma forma de sobreviver neste cenário e também novas apostas de comunicação para os diferentes públicos. 

Resolvi, então, enfatizar que o mais importante é refletir e descobrir onde está o seu consumidor e qual é o seu comportamento. Talvez, as ações de panfletagem, tão comuns no segmento de corretagem e que atingem determinado perfil de compradores, não fossem mais a solução para a geração de leads. Era preciso mudar, identificar novos públicos, novos interesses em potencial. Portanto, por que não olhar para os empresários e investidores e concentrar esforços neste perfil de público, com potencial e capital para aquisições imobiliárias, ou para investidores estrangeiros já que os ativos no Brasil estão uma pechincha? 

E, assim, conduzi a palestra baseado em fatos reais e uma outra perspectiva sobre o mercado imobiliário. Este, com certeza, foi um exemplo claro de que o público se movimenta, muda de comportamento e, em determinadas ocasiões, estremece o alvo de campanhas de comunicação. 

Meu objetivo hoje é fazer você refletir sobre o comportamento do seu consumidor e se vale a pena alguma mudança de estratégia para impactá-lo ou até mesmo mudar de alvo. Uma comunicação bem sucedida é aquela que agrega algum valor ou benefício a quem ela se dirige. E a melhor dica que posso dar sobre isso é: ofereça sempre um conteúdo relevante, de acordo com a necessidade e anseios da sua audiência.   

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